Total de visualizações de página

sábado, 26 de setembro de 2009

DUNA (1984)

*


Duna entrou para a história do cinema como a primeira e última superprodução dirigida pelo genial David Lynch em toda a sua carreira, pelo menos até o momento! Ao custo de assombrosos 42 milhões de dólares, incomum para a época por se tratar de uma produção de ficção científica, o filme foi infelizmente um grande fracasso de público e crítica. Mas a culpa não foi do diretor. O produtor italiano Dino De Laurentiis, temendo que a excessiva duração do filme, de aproximadamente 4 horas, prejudicasse sua comercialização, interferiu na montagem final da película reduzindo-a para 137 min.. Mas a intervenção revelou-se desastrosa, pois a fita resultou confusa e incompreensível devido às inúmeras lacunas deixadas na trama.
Posteriormente, em 1989, foi lançada uma versão estendida de 189 min. em VHS e mais tarde em DVD (1997) assinada por um tal de Alan Smithee, um pseudônimo habitualmente usado por diretores de cinema que renegam a obra, como no caso de Lynch.
Mas isso não tem importância. Pois mesmo após quase 30 anos o filme ainda causa impacto, principalmente porque Lynch novamente manifesta uma obsessão presente em todas as suas obras:
a "expansão da consciência".
E apesar de todos os percalços, o filme ganhou o Oscar de Melhor Som de 1984. E sua trilha sonora, que é o que nos interessa, está entre as melhores já criadas para o cinema.
Composta pela banda Toto, um grupo pop medíocre das décadas de 70 e 80, a trilha surpreende pela qualidade que apresenta, o que é paradoxal! Mas o que pouca gente sabe é que Brian Eno participou inicialmente do projeto ao compôr o chamado Tema da Profecia (ver faixa The Duke's Death) e que serviu de base para toda a trilha.
*
Bitrate: 128 Kbps
Size: 65 Mb
Sem senha (No password)
*




2 comentários:

Anônimo disse...

Olá !!,Eu gostaria de saber o nome da musica que toca no menu inicial do filme Duna ,pois eu assiti ao dvd do filme uma vez e me apaixonei pela musica que é muito bonita se fosse possivel você postar esta canção ou como consegu-la eu lhe agradeceria onrigado!

J.Eduardo R. de C disse...

Agora vc me pegou! Mas será que a música não está no álbum? Bem, quando eu tiver tempo, vou olhar o DVD para verificar, porque não me lembro a qual música vc se refere. Ok?
Um abraço!